23 de outubro de 2010

Um livro de pano para os pequenos lerem

Fotos: Cacá Bratke


Texto ele não tem. Mas as ilustrações que reproduzem a praia, a floresta e a cidade são um convite à leitura para as classes de Educação Infantil.


Cristiane Marangon (novaescola@atleitor.com.br)

Um cantinho aconchegante e um livro de pano. Para encantar as crianças, não é preciso mais do que isso. Você mesmo confecciona diferentes exemplares usando feltro, botões e apliques. Nem é necessário ter máquina de costura. As páginas são coladas ou costuradas a mão.

O livro de pano já existe no mercado editorial há pelo menos 30 anos. No início, a maioria tinha como enredo os contos de fadas. Atualmente escassos, eles são mais voltados para os bebês, por causa da maciez e da resistência. Na creche, além de estimular a criatividade, eles são usados, por exemplo, para desenvolver o tato, se as páginas tiverem diferentes texturas.

Muita gente, no entanto, acha que o material é útil somente na Educação Infantil e nas séries iniciais. Engano. Para os estudantes a partir da 3ª série, ele também é o atrativo. Como já manejam com mais tranqüilidade a agulha e a tesoura, as crianças podem confeccionar os próprios livros. Os temas são variados, como números, meio ambiente ou diversidade.


Corte e costura


Planeje as páginas e recorte em feltro os cenários de floresta, praia e cidade. Coloque na horizontal o tecido azul com 40 por 20 centímetros e imagine uma divisão central. À direita, monte o cenário da floresta. Do lado esquerdo, ponha o feltro de 14 centímetros. Ele funcionará como bolso. Alfinete tudo e alinhave com a linha de bordar. Depois, retire os alfinetes.





Muitos enfeites


Fixe os apliques na página usando os botões, a cola para tecido e o velcro (que permite trocar personagens). Vários deles podem ficar guardados no bolso. Outra opção versátil é deixar um aplique pendurado por um pedaço de linha. Nesta página, por exemplo, o macaco vai de um lado para o outro ou se esconde no bolso.



Outras histórias



Para compor as páginas que mostram os cenários da praia e da cidade, repita os procedimentos anteriores, colocando diferentes elementos. Os peixes e os coqueiros são apliques e as janelas dos edifícios e as faixas da rua na cidade foram feitas com tinta relevo.




Capa bem caprichada




Dobre as três páginas ao meio e coloque uma sobre a outra. Cubra-as com o pedaço de feltro laranja e faça um alinhavo do lado esquerdo unindo todas elas. Decore o tecido azul de 13 por 5 centímetros com figuras similares às usadas nas páginas e aplique na capa com cola. Assim fica fácil para o leitor identificar o tema do livro.





Páginas coladas




Cole a contracapa do livro nas costas da primeira página. Depois, as costas da segunda página no verso da terceira e assim por diante até unir todas.




Material necessário*




- 1 pedaço de feltro cor de laranja com 42,5 por 22,5 centímetros


- 2 pedaços de feltro amarelo: 1 com 40 por 20 centímetros e 1 com 14 centímetros de lado

- 2 pedaços de feltro rosa: 1 com 40 por 20 centímetros e 1 com 14 centímetros de lado


- 3 pedaços de feltro azul: 1 com 40 por 20 centímetros, 1 com 14 centímetros de lado e 1 com 13 por 5 centímetros


- Retalhos de feltro de diversas cores


- Apliques variados

- Botões coloridos


- Velcro

- Agulha e linhas para bordar de diversas cores


- Alfinetes

- Tinta relevo preta, vermelha e amarela

- Cola para tecido

- Tesoura

*Para um livro com três páginas duplas internas.



Consultoria: Lucia Maria de Oliveira Valeton, diretora da Escola Estadual Professor Américo Belluomini, em Valinhos (SP), e Samir Zavitoski, arte-educador, de São Paulo


Fotos: Cacá Bratke / Produção: Samir Zavitoski, Assistente: Susi Ramos

Agradecimentos: Mariander (apliques), Licyn (tinta relevo), Avanti (tapete) e Lupare (estante)

Nenhum comentário:


SEGUIDORES